Gabinete de Apoio – Casa da Vila Nova

Vila NovaO consumo de substâncias psicoactivas é um problema social e sanitário que se faz sentir, de forma particularmente evidente e dramática, no Porto há já várias décadas. Não obstante todas as diversas soluções implementadas a verdade é que este fenómeno continua a crescer, com grande visibilidade no consumo de rua.

Em face das complexas consequências sociais e sanitárias associadas aos consumidores problemáticos de drogas de rua, cada vez mais se evidencia como imperativo estratégico a organização e implementação de medidas previstas no Plano Nacional de Redução de Risco e Minimização de Danos, visto que criam condições de aproximação física e relacional, promotoras da acessibilidade ao sistema público de cuidados.

O Gabinete de Apoio (Casa de Vila Nova) é financiado pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência e dirige a sua acção para cidadãos consumidores que, num dado momento, não revelam motivação suficiente para parar consumos (abstinência) e, por isso, incapazes de aderir a programas estruturados e continuados.

O GAT procura manter contacto institucional com os toxicodependentes de rua, contribuindo para diminuir o seu elevado grau de marginalização e delinquência e apoiando-os na satisfação das necessidades humanas básicas. Este dispositivo institucional pretende ser uma plataforma motivacional para o tratamento e, simultaneamente, instrumento de protecção da saúde individual e colectiva, designadamente, na prevenção de doenças infecciosas transmissíveis por via endovenosa e sexual. Pretende ainda criar mecanismos de compreensão e interpretação deste fenómeno de forma a contribuir para a melhoria da eficiência e eficácia das respostas sociais.

Os utilizadores desta unidade apresentam, na sua maioria, um estado de degradação geral com inúmeros “handicaps”, dos quais o consumo intensivo de drogas é apenas uma das faces visíveis do problema. A actividade de acolhimento, triagem e orientação, é essencial no percurso evolutivo do toxicodependente, na justa medida em que facilita o desenvolvimento de medidas de reabilitação activa e (re)inserção social.

O Gabinete de Apoio está fundamentalmente orientado para ir ao encontro da população toxicodependente que sente necessidade de ajuda mas que, por qualquer razão, não pode, não quer ou não consegue recorrer à rede de serviços públicos de apoio a toxicodependentes.

Contactos:
Local: Rua Vila Nova, s/n * 4100-501 Porto
Telefone: 226160750; Fax: 226160749; Telemóvel: 961133157
Mail: geral.cvn@gmail.com

INFORMAÇÃO

A NorteVida informa que houve a alteração da morada da sua sede para:
Rua Ribeiro de Sousa, nº 248 4250-405 Porto